Seguidores

06 julho, 2006

DECLARAÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS

DECLARAÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS


Vou contar um pouco da minha visão e participação neste processo:
O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas aprovou a Declaração Internacional dos Direitos dos Povos Indígenas, neste final de junho de 2006. Foram trinta votos a favor, doze abstenções( entre elas, a Argentina) e dois votos contra (Canadá e Rússia). Durante vinte anos, organizações do mundo inteiro estiveram presentes nas sessões anuais.Antes, indígenas não podiam entrar na ONU! Uma das primeiras a conseguir esse espaço foi o Conselho Internacional dos Tratados Indígenas, na época representado na Onu por Antônio Gonzales, um indígena americano, veterano da Guerra do Vietnan, que muito contribuiu pela conquista desse espaço.O IITC conseguiu Status Consultivo na Comissão e dali outras organizações foram crescendo, como a SAIIC, as Primeiras Nações, Os Crees do Canadá entre outras. Anos depois, Rigoberta Menchu, índia guatemalteca, transformou-se num marco, antes e após sua nomeação ao Prêmio Nobel da Paz. O Conselho Mundial de Igrejas, através de Bob Scott, Bispo indígena Eugênio Poma, minha amiga Marilia Schuller tiveram um papel muito importante no apoio às reuniões preparatórias que antecediam às reuniões do Chamado Grupo de Trabalho sobre Povos Indígenas. Ali todos e todas éramos uma família, me lembro bem, pois o GRUMIN/Grupo Mulher-Educação Indígena, através de minha pessoa estava ali representado. Eu havia conseguido chegar lá porque estivera numa Assembléia do Congresso Norte-Americano falando para três mil indígenas no Novo México, cidade de Albuquerque/USA em 1989 e denunciei a violação dos Direitos Indígenas no Brasil e nesse Congresso saiu uma Resolução que foi enviada pelos indígenas americanos ao governo do Brasil ! Por essa razão, o Conselho Internacional dos Tratados Indígenas solicitou ao Fundo Voluntário da Onu para Povos Indígenas uma "beca" (bolsa) para que eu pudesse estar como delegada do IITC. Tempo depois, consegui recursos do mesmo Fundo para levar o ex-prefeito indígena Marcos Antonio Potiguara, na época chefe de Posto da Funai, para que ele mesmo falasse dos problemas Potiguara. Estive ali trabalhando voluntariamente de 1990 a 1996 e depois em 2001. Neste Ano, o Grupo discutia "Que desenvolvimento queremos para povos indígenas".Vários indígenas brasileiros estiveram ali, como os xavantes, a Edna, filha do Marçal Tupã-Y, Maninha Xucuku-Kariri, Terenas, Kaigangs entre outros.
É claro que muitas pessoas, como minha amiga Pierret, do Docip, Julien Burger, Sra. Érica Daes, a senhora grega que presidia as sessões, o cubano Afonso Martinez trabalharam do outro lado por essa vitória! Foram muitas pessoas que contribuiram para esse processo.Vieram novas pessoas, dirigentes, etc. Não dá para relatar todos os preciosos nomes, organizações indígenas, organizações não governamental, embaixadores, personalidades, artistas, organizações técnicas de apoio a projetos aos povos indígenas, Bancos, Igrejas, Universidades, cientistas, parlamentares, sindicatos, uma infinidade de pessoas, um mundo realmente.O Forum Permanente para Povos Indígenas foi criado como resultado desse processo, faltando apenas o Brasil , o único a não ser representado por indígenas.Atualmente assistem às reuniões do Forum os indígenas Azelene Kaigang, Fernanda Kaigang, Marcos Terena, Mirian Terena, entre outros e outras.O Sr. Eduardo Almeida, ex-presidente da Funai é o representante do governo no Forum, atualmente.
Eis aqui o meu primeiro pensamento e emoção quando soube da aprovação da Declaração:
"Meu coração pulsou fortemente e o sangue jorrou pelas estradas indígenas e indigenistas, transformando-se em caminhos de pétalas, outrora pisoteados pela injúria e a injustiça. Hoje a dignidade se faz pela luta e conquista. Ninguém nos deu nada! Povos indígenas trabalharam e mostraram sua capacidade em busca da sensibilização de sua causa.Parabéns ao Grupo de trabalho para a Declaração Internacional dos Direitos sos Povos Indígenas, 20 anos de labuta!"
A Declaração pode ser um importante instrumento jurídico a ser apresentado ao governo brasileiro na defesa dos direitos dos Povos Indígenas. Eliane Potiguara, pensadora indígena
www.elianepotiguara.org.br

VEJA O NEWSLETTER DO MES DE JUNHO/JULHO DE 2006 ATRAVÉS DO:
http://www.elianepotiguara.org.br/newsletter.html

Um comentário:

Anônimo disse...

O que tem sido feito para que vocês indios tenham de fato esse direito. Por que sabemos que as Leis são criadas porém não são cumpridas?
Eu me chamo Mirian Eloíse Moreira. Estudante do curso do 3º Período Letras da Faculdade São MIguel.