Seguidores

05 julho, 2005

POVOS INDÍGENAS NA 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

GRUMIN/Rede de Comunicação Indígena

POVOS INDÍGENAS NA 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
Por: Eliane Potiguara


Cerca de 70 delegados e delegadas indígenas de todo o Brasil, participaram da 1ª CONAPIR, em Brasília, de 30/6 a 2/7 de 2005, no Centro de Convenções, ao lado de mais de 1500 delegados dos segmentos afro-descendentes, ciganos, muçulmanos, judeus entre outros coordenados pela Ministra afro-descendente Matilde Ribeiro.
Mais que uma Conferência de maior importância política no país, esse grande encontro foi um momento histórico esperado há séculos.Por isso, espera-se que o Governo libere mais recursos para a Seppir (que está sob ameaça de terminar), pois os 17 milhões no orçamento total da entidade não dá para fazer nada.
Povos indígenas reuniram-se no segundo dia _ especificamente_ para revisar e aprovar cerca de 130 propostas que os beneficiem social, econômico e politicamente.
A Secretaria Especial para Povos Indígenas, aprovada pela plenária, foi ali colocada com grande ênfase no sentido de que, essa Secretaria seja vinculada diretamente ao Governo Federal e tenha status de Ministério. Por outro lado o órgão indigenista de apoio ao índio_ FUNAI_ estaria subordinado a essa Secretaria. Sendo assim a Secretaria Especial para Povos Indígenas, coordenado por indígenas e assessorias de sua confiança, traçariam as metas para povos indígenas no país, para que realmente os Direitos Constitucionais sejam revistos e aplicados num futuro próximo.As políticas indigenistas dos governos anteriores nunca beneficiaram esse contingente que espera reparação histórica por tanto sofrimento e genocídio que passou ao longo de cinco séculos.
Povos indígenas e suas organizações enchem-se da maior esperança no Governo Lula da Silva para a concretização desse grande projeto e desde já se mobilizam em seus Estados, Municípios e regiões para essa política. Ao lado disso, buscam promover Campanhas informativas e de conscientização para tal, como Conferências, Seminários, Grupos de Trabalhos e difusão de informações. Muitas entidades indigenistas parceiras dos Povos Indígenas, já estão favoráveis há algum tempo por essa mudança e já vêm traçando estratégias para tal. Os expositores na Conferência foram Vilmar Guarani/Funai e
Marcos Terena – Comitêintertribal e a debatedora foi Graciliana Xucurú Kariri/ APOINME Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo.
O GRUMIN/Rede de Comunicação Indígena esteve presente, participando não só da delegação eleita como que registrando esse momento histórico.Sobre as propostas ali colocadas vejam brevemente no http://grumin.blogspot.com
ELIANE POTIGUARA(Indicada ao Prêmio Nobel da Paz, no Projeto 1000 Mulheres).

* 54 anos, é escritora indígena professora, formada em Letras e Educação. É remanescente Potiguara, autora do livro ‘METADE CARA, METADE MÁSCARA “, GLOBAL EDITORA: Série Visões Indígenas/INBRAPI. É Coordenadora da Rede de ComunicaçãoIndígena/Grumin, Diretora do INBRAPI (Instituto Indígena Brasileiro para a Propriedade Intelectual) e Conselheira do Comitê Intertribal
http://www.elianepotiguara.org.br
http://br.groups.yahoo.com/group/literaturaindigena/
elianepotiguara@yahoo.com.br
PARA NÃO RECEBER MAIS NOSSAS INFORMAÇÕES, ENVIE UM E-MAIL PARA: no_want_mensage@yahoo.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Eliane,
Aqui é o Florêncio Vaz, o paraense em Salvador (da lista do Pajé tbm). Eu gostei deste informe, pois não tinha lido absolutamente nada na imprensa sobre a Conferência. Por favor, coloca mais informações, documentos, relatos de quem participou etc. Esta questão me interessa muito, e acho que a outros parentes tbm. Abraços e sucesso no Nobel.
Florêncio Vaz
florenciovaz@yahoo.com.br